Skip to content

Sigmar Polke

17/06/2010

Uma homenagem ao artista..

“Nascido em 1941 em Oleśnica (hoje território polonês), Polke estabeleceu como estilo a ausência de estilo, não se deixando enquadrar em nenhum padrão. Sua obra – pintura, fotografia, desenho, gravura e objetos – costuma ser exposta separadamente, mídia por mídia, pois os curadores acreditam que esta seja a melhor forma de ordenar a complexa criação do artista.

Na Alemanha, o nome de Polke era associado de imediato a uma aura de “mistério”, já que ele se mantinha muito arredio à publicidade e pouco aparecia em público. Nem mesmo curadores e diretores de museus importantes tinham acesso ao artista. Ao lado de nomes como Joseph Beuys (seu ex-professor), Gerhard Richter, Georg Baselitz e Jörg Immendorff, Polke fez parte de uma geração de artistas que marcou a arte alemã no pós-guerra.”

“Para criar, Polke se servia sem pudores de elementos da pop art, do construtivismo e do minimalismo, além de se considerar herdeiro de movimentos como o Fluxus e a Arte Povera. Adepto da imprevisibilidade, foi um dos cofundadores do que chamou de “realismo capitalista”, uma corrente artística ancorada, por um lado, no cotidiano (assim como a pop art), mas que se via como uma vertente irônica do realismo socialista e criticava o consumismo exacerbado e o Zeitgeist dos anos de milagre econômico na Europa Ocidental.”

“Sigmar Polke morreu de câncer nesta sexta-feira, aos 69 anos de idade. Um dos principais artistas plásticos contemporâneos, com obras avaliadas em milhares de euros, ele era avesso à mídia e pouco aparecia em público.”

Via: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5676466,00.html

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: