Skip to content

Zhang Huan

06/08/2010

Zhang Huan começou seu trabalho como parte de uma pequena comunidade artística, conhecida como o East Village de Pequim, localizada às margens da cidade. O grupo de amigos da escola de arte era pioneiro neste tipo particular de desempenho na China e Zhang era muitas vezes repreendido pelos funcionários pela inadequação de sua percepção e ações.

Suas performances sempre envolveram o seu corpo, de uma forma ou de outra, normalmente nu, às vezes envolvendo ações masoquistas. Por exemplo, uma fotografia exibida mostrou-o como “um homem nu, com a cabeça meio raspada, sentado em um espaço de cárcere. Sua pele estava molhada e coberta de moscas. Seu rosto estava branco, mas resistente, como se ele estivesse tentando meditar sua maneira através da dor. ”

Em uma performance do grupo mais benigna chamada “Para elevar o nível da água em um viveiro de peixes”, ele pediu a 40 trabalhadores migrantes para ficar em uma lagoa, com a sua presença física, presumivelmente, alterando seu volume. Em outra obra, intitulada “Para adicionar um metro a uma montanha anônima “, ele e outros nove artistas escalaram uma montanha perto de Pequim, e deitaram-se em cima um do outro para criar um segundo mini-pico.

Zhang envolve o corpo em suas esculturas também. Ele faz mãos e pés de cobre gigante, e ampliadas versões de fragmentos de figuras budistas quebradas que ele encontrou no Tibete.
Ao usar o ritual quase religioso, ele procura descobrir o ponto em que o espiritual pode se manifestar através do corpóreo. Ele usa simples gestos repetitivos, geralmente considerados como sem sentido. Budismo, com sua música, templo, esculturas e filosofia são um tema predominante na obra de Zhang Huan.

Sua escultura “Long Ash Ear Head”, por exemplo, consiste de uma cabeça enorme feito de cinzas de incenso e aço. Ela combina a imagem do artista com lóbulos das orelhas alongados e representa felicidade e boa sorte na religião budista.

Ele já expos sua obra em diversos lugares, incluindo o 2002 Whitney Bienal e Rituals na Akademie der Künste, em Berlim.

Atualmente está sendo realizada uma exposição sua em Milão, na PAC (PADIGLIONE D’ARTE CONTEMPORANEA).

Zhang Huan é representado pela galeria Pace, em Nova York.

Link: www.zhanghuan.com

Fonte do texto: Wikipedia

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: