Skip to content

Jacek Yerka

24/10/2010

Nascido na Polônia em 1952, Jacek Yerka estudou artes plásticas e gráficas antes de se tornar um artista em tempo integral em 1980.

Enquanto estava na universidade, Yerka resistiu à pressão constante de seus instrutores para adotar o menos detalhado, técnicas menos realistas que caracterizam grande parte da arte contemporânea.

Em vez disso, ele teimosamente continuou a trabalhar no clássico, estilo meticuloso Flamengo, o qual ele ainda favorece hoje em dia.

No final, seus professores finalmente cederam, reconhecendo seu aluno determinado como um talento brilhante (embora preocupante).

A atmosfera pastoral da zona rural polaca fornece uma base sólida e mimética para muitas das obras de Yerka.

Entretanto, são seus próprios sonhos exclusivamente sugestivos que retratam o lado complexo de seu trabalho.

Basta olhar para as superfícies das telas luminosas Yerka e perceber sua adoração, a ressonância com os pintores dos séculos 15 e 16, fatores fundamentais para o desenvolvimento deste surrealista Cagliostro. Hieronymus Bosch, Pieter Bruegel, Hugo van der Goes e Jan van Eyck foram as primeiras poderosas influências para o trabalho de Yerka. Ele cria composições surrealistas, e é particularmente admirado por entusiastas de sci-fi.

Yerka inspirou o escritor de fantasia Harlon Ellison para escrever 30 histórias curtas que, juntamente com imagens de Yerka, constituiu a publicação intitulada “Mind Fields”.
A mesma editora americana “Morpheus International” lançou o álbum “A Arte Fantástica de Jacek Yerka”.

Em 1995, Yerka foi premiado com o prestigiado World Fantasy Award de melhor artista. Ele exibe na Polônia e no exterior (Alemanha, França e EUA, entre outros), sendo um representante estimado do fluxo de ficção científica da arte. Seus quadros têm inspirado cineastas recentemente.

Link: http://www.yerkaland.com/

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: